Tuesday, March 06, 2007

De volta à Academia

Andrea Mantegna

Cristo Morto

1480-1490


Depois das férias e de um longo período de naúsea com relação a este lugar, aqui estou, de volta ao Centro de Artes. Infelizmente, ao entrar aqui não me deu vontade de sair bancando a Elba Ramalho e cantando "estou de volta pro meu aconchego", mas a sensação de estar praticamente entrando em casa é inevitável.


Felizmente, comecei bem (apesar de estar com uma semana de atraso com relação aos colegas), e consegui sair satisfeita de todas as aulas que vi. E olha que isso não acontece há muito. Bom, isso na verdade não importa, afinal, isto aqui não é um diário, então vamos ao que interessa.

Ao decorrer do dia vieram muitas inquetações, muitos possíveis textos, o que significa que finalmente (espero eu), esse blog possa realmente servir ao que se destinou desde o princípio. Discussões interessantes.

Antes de partir para elas, pois chego ao fim de um longo dia e confesso que as forças que me restam são poucas, passo aqui apenas para deixar um pedacinho do que vi a pouco, e de certa forma uma prévia do que poderá ser visto por aqui.


Esta é uma pintura Renascentista, de um artista chamado Mantegna. Acho ele maravilhoso, e um excelente exemplar do início do Renascimento e daquilo que ainda estaria por vir. Não sei se a imagem vai permitir, mas se conseguir, repare no detalhe dos furos nos pés do Cristo. Paracem tão reais que meus pés estão doendo.