Tuesday, May 09, 2006

Entre, a obra está aberta, de Amélia Toledo


A obra de Amélia Toledo é dotada de uma sensibilidade singular.Ela conversa com a natureza e a transforma. Das formas brutas Amélia consegue lapidar e extrair sua essência, e nos colocar em contato com as mais variadas formas da natureza sempre de maneira sutil e delicada, porém com uma força estrondosa.
Esta mostra, além de todas as sensações que pode nos despertar através dos trabalhos de Amélia, torna-se ainda mais importante por tratar-se não só de mais uma exposição da artista e sim uma retrospectiva de toda a sua produção. Olhando através desta obra aberta, estamos olhando não só para a história pessoal do artista, mas passamos o olhar também para um pedaço da história da arte contemporânea brasileira, e ouso dizer, de alguns momentos significativos na vida do povo brasileiro, como fica explícito nas obras produzidas por ela durante a ditadura militar. .
Com toda sua sensibilidade e beleza, Amélia, em suas mais de quatro décadas de trabalho, nos dá uma lição sobre poética, produção, pesquisa, materialidade e técnica. Tudo se encontra e se alimenta em seu trabalho constante e forte, mesmo que delicado, torno a ressaltar, contrastando com sua frágil e terna figura.
Amélia Toledo abre sua obra e seu coração para o deleite do grande público, que passeia por sua história como quem passeia pela natureza.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Você escreve muito bem, parabéns.

5:23 AM  

Post a Comment

<< Home