Friday, March 10, 2006

Sutilezas de um diretor


Que O Poderoso Chefão é uma trilogia espetacular não há discussão. São três filmes brilhantes que nos deixam sem saber qual deles escolher, então ficamos com as particularidades de cada um. Roteiro, direção, elenco, fotografia...tudo é muito bem articulado, e se a idéia fosse divagar sobre a trilogia teriamos um texto imenso. O que eu quero comentar com vocês é apenas uma cena.
Para mim, inicialmente, tinha passado despercebida, pois é muito sutil. Porém, acho que ela acaba sendo determinante no filme. Justamente por ser sutil, prova a que Coppola sabe muito bem o faz.
Contextualizando, a cena ocorre um pouco depois que Don Corleone ( Marlon Brando) é baleado. Até então, nosso querido Michel Corleone ( Al Pacino), mostra-se totalmente alheio e desinteressado no que diz respeito aos negócios da família. Quando o pai fica entre a vida e a morte depois de um atentado, ele se aproxima da famíla ( assim como deve fazer um bom italiano), mas são relegadas a ele apenas pequenas tarefas e sua opinião não é solicitada quando se está decidindo como resolver os problemas que se apresentam. De repente, em um determinado momento, ele aparece com a solução.
Aí entra o que estou querendo comentar, o feeling desse grande diretor. Michel Corleone explica seu plano para acabar com o inimigo, sentado em uma poltrona, com as pernas cruzadas e uma postura que, definitivamente, nos apresenta o novo chefe da família. É algo que a gente só entende vendo, mas é o primeiro momento em que ele demonstra, com uma linguagem corpora inconfundivel, a que veio. Somente um grande diretor para se fazer valer desta sutileza para dar o tom em que o filme vai seguir dali pra frente.
Bom meus caros, pra mim, um momento raro de completa harmonia entre atuação e direção.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home