Thursday, March 02, 2006

Produção artística cabo-verdiana

Pra começar nossa conversa, recebi esta semana o relatório da pesquisa de pós-doutorado do Prof. Dr. Pedro Martins, que anda lá por Portugal dando andamento a sua pesquisa. Ele me deu a feliz oportunidade de escrever algumas considerações a respeito do seu trabalho. Na verdade, não me sinto capaz de avaliar, o que pretendo fazer é comentar o que achei a respeito do pouco que sei sobre a pesquisa, pois esse relatório foi meu primeiro contato com ela, e sua relevância para o nosso centro.
O relatório demonstra que estamos diante de um trabalho muito bem fundamentado teoricamente. Mesmo quem ainda não havia se deparado com nenhuma das questões nele apontadas, consegue percorrer o caminho proposto pelo autor de maneira muito clara e bastante informativa. a questão histórica, que dá suportes ao entendimento das questões antropológicas que pretendem ser abordadas pela pesquisa é tão interessante que nos faz sentir vontade de conhecer melhor a história deste país que, de certa forma, foi determinante na construção histórica de nossa cultura.
Entender, de maneira efetiva os processos socias portugueses, principalmente no que diz respeito à estrutura da sua longa monarquia e seus processos de expansão maritíma, bem como suas relações com as colonias e os povos delas oriundos, pode exclarecer numerosas questões a respeito de nossas próprias raízes. Além disso, poder comparar questões pertinentes ás minorias étinicas de nosso país com processos semelhantes ocorridos em Portugal tende a nos trazer esclarecimentos importantíssimos a respeito de nosso país, principalmente por, de certa forma, sermos parte da mesma história. O recorte para as práticas musicais de imigrantes cabo-verdianos torna essa ligação ainda mais forte, devido à atuação dos portugueses em Cabo-Verde durante a expansão marítima.
Torno a dizer que a pesquisa demosntra estar teoriamente muito bem fundamentada e a caminho de um importante estudo empírico. E, ao contrário do que alguns podem dizer, é uma pesquisa social de grande relevância para as artes, principalmente se levarmos em consideração o fato paro o qual nos atenta Franz em seu atual projeto de pesquisa, que na arte-educação pós -moderna, obras de arte são compreendidas como práticas sociais e culturais, muito mais do que como objetos belos, produtos de mentes individuais.
Nunca é demais lembrar que estamos em um Centro de Artes, onde muita gente ainda busca uma formação consistente. Principalmente para os que pretendem, mais do que ser chamados de artistas, estar bem preparados para despertar a compreensão crítica nos meninos e meninas que guiarão pelo caminho das artes. E como despertar essa compreensão, se os próprios não tiverem feito esse caminho anteriormente?
(aqui caberia uma nota de rodapé, mas esse formato de texto não permite, portanto, segue o esclarecimento. Citei anteriormente a Prof. Dra. Teresinha Sueli Franz, em sua mais recente pesquisa, ainda não publicada, A educação para a compreensão crítica da arte no ensino fundamental).

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sara, que bela leitura você fez do texto. É bom lembrar que este relatório parcial é apenas uma comunicação do andamento do trabalho. De qualquer forma, fico feliz por ter conseguido passar a idéia, ainda que todos os tópicos tenham sido abordados de maneira telegráfica. Na fase atual do trabalho estou entrando em contato mais direto com o "objeto empírico" e todos os dias fico surpreso com o universo que nós brasileiros desconhecemos. Obrigado pela leitura tão atenciosa e pelo retorno. Beijo grande,
Pedro

2:00 AM  

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